Header Ads

A Aplicação da Sabedoria: Ensinamentos Sobre Deus (Parte 2)

A Aplicação da Sabedoria: Ensinamentos Sobre Deus (Parte 2)
Se você ainda não leu a primeira parte dos ensinamentos sobre Deus, você pode fazê-lo seguindo esse link.

Confiando em Deus

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos" (3:5-8).
O ponto principal de Salomão nesta passagem é que devemos colocar nossa confiança em Deus, ao invés de pensar que podemos encontrar o caminho da sabedoria sem Ele. Mas é importante que confiemos completamente nele - de todo o nosso coração (3:5) e em todos os nossos caminhos (3:6). Se fizermos isso, "Ele endireitará as nossas veredas". Isso não significa que o que fizermos será correto sempre. Ainda poderemos escolher fazer o que é errado. Em vez disso, o ponto de Salomão é que Deus direcionará nossos passos a qualquer grau em que o reconheçamos e confiemos em Seus caminhos. Devemos confiar em Deus com temor (3:7), sabendo que Deus tem o poder de nos destruir, mas não o fará enquanto o obedecermos e "nos afastarmos do mal". Isso fará com que sejamos abençoados por Deus.
"A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela" (16:33).
Este versículo não significa que tudo o que acontece ou é decidido foi predestinado por Deus. Mais tarde Salomão escreveu: "...a ocasião e a sorte ocorrem a todos" (Eclesiastes 9:11). “Lançar a sorte” era uma prática feita sob a Lei para assuntos que exigiam uma decisão divina (Levítico 16:7-10). Os apóstolos lançaram sortes para determinar quem substituiria Judas (Atos 1:23-26). Não produzia um resultado aleatório, mas um resultado divinamente decretado ("mostra qual destes dois tens escolhido" - Atos 1:24). Isso eliminava a influência do homem na decisão, exigindo assim que o homem depositasse sua confiança em Deus para a decisão.
"Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro" (18:10).
Há segurança e proteção no Senhor. No entanto, essa segurança só é desfrutada por aqueles que correm para Ele para que possam ser protegidos. Não podemos obstinadamente recusar seguir a Deus e esperar que Ele esteja conosco.
"O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro" (29:25).
Confiar no Senhor é contrastado com o receio do homem. A implicação é que quando colocamos nossa completa confiança no Senhor, então não temos razão para temer o homem. Temer o homem significa que não se tem a fé em Deus que se deveria ter. Portanto, quando a tribulação vem, ele não se refugia na forte torre do Senhor (18:10). O problema virá, independentemente da nossa fé em Deus. A única maneira de ser "exaltado" é manter nossa confiança Nele.
"Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará" (20:22).
Quando o problema vier contra nós, provocado por nossos semelhantes, devemos deixar a vingança a Deus (ver Deuteronômio 32:35, Romanos 12:19). Embora possamos ter que esperar por Ele, no final, a salvação que Ele oferece é muito maior do que qualquer vingança que possamos ser capazes de obter para nós mesmos.

Agradando a Deus

"Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício" (21:3).
O tipo de sacrifício mencionado neste versículo é o sacrifício que seria oferecido pelo pecado. Deus sempre deu a Seu povo um caminho pelo qual poderiam obter perdão por seus pecados. No entanto, essa via de perdão - seja os sacrifícios sob a Antiga Lei ou as orações que oferecemos a Deus hoje (1 João 1:9 e Atos 8:22) - não devem ser abusados. Embora exista uma via de perdão, a primeira prioridade do povo de Deus deve ser em primeiro lugar, evitar o pecado (1 João 2:1). É por isso que Salomão diz que praticar "justiça e julgar com retidão" é preferível a alguém que precisa buscar o perdão. É como Samuel disse a Saul: "Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros" (1 Samuel 15:22).
"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável" (28:9).
Se alguém não obedecer ao Senhor, demonstrando assim uma falta de temor por Ele, ele não tem o direito de esperar que o Senhor o ouça quando ele orar. Além disso, o sábio diz que a oração de quem se recusa a obedecer a Deus "é uma abominação". Deus não apenas ignora as orações dos desobedientes. Essas orações são ofensivas para Ele. Davi também falou da oposição ativa de Deus para com os ímpios, em oposição a alguma indiferença divina: "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles" (Salmo 34:15-16, 1 Pedro 3:12).
"O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor; mas a oração dos retos lhe é agradável. O caminho do ímpio é abominável ao Senhor; mas ele ama ao que segue a justiça" (15:8-9).
Assim como a oração do desobediente é ofensiva para Deus [ver comentários em 28:9], "o sacrifício dos ímpios" também é ofensivo [ver comentários em 21:3]. Por outro lado, Deus se deleita na "oração dos retos". Ele quer que o homem chegue a Ele em oração, mas o homem deve fazer um esforço sincero para agradá-Lo. "Ele ama aquele que segue a justiça". O fato de que esta é uma busca não significa que a justiça é inalcançável, mas sim que a justiça é algo que deve ser buscada continuamente. Requer ação da parte do homem, como escreveu o apóstolo João: "...quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo" (1 João 3:7). Mas "o caminho dos ímpios" - suas ações pecaminosas e a direção ímpia de suas vidas - é ofensivo para o Senhor.
"Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor; mas as palavras dos limpos lhe são aprazíveis" (15:26).
Nos versículos acima, Salomão mostrou o desprezo de Deus pelas orações, sacrifícios e ações dos ímpios (28:9; 15:8-9). Este versículo vai mais longe ao dizer que "Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor". Deus está ciente de mais do que o que é visível (nossos caminhos, 15:9) e o que é dirigido especificamente a Ele (orações, 28:9; sacrifícios, 15:8). Sendo onisciente, Ele está ciente de nossos pensamentos. Se nossos pensamentos são maus, eles são "uma abominação" para Ele. A segunda frase deste versículo é diferente em algumas versões. Enquanto em algumas traduções parece simplesmente descrever uma característica de "palavras agradáveis" (que são puras), a versão ARC faz um contraste mais claro com os planos / pensamentos dos ímpios na primeira parte do verso: “..., mas as palavras dos limpos são palavras agradáveis​​". Deus se deleita naqueles que são puros e retos. Essas características serão vistas até mesmo nas palavras.
"Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite" (11:20).
Este versículo contém o mesmo pensamento que alguns dos versículos anteriormente considerados. Aqueles que são corruptos em seu coração são ofensivos a Deus. Aqueles que O obedecem e seguem o caminho da sabedoria são agradáveis a Ele.
"O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, são abomináveis ao Senhor, tanto um como o outro" (17:15).
Ofender a Deus não é apenas sobre o que poderíamos fazer que seria direcionado especificamente a Ele (isto é, orações e sacrifícios - 21:3; 28:9; 15:8). Justificar os ímpios e condenar os justos também é ofensivo para Ele. Fazer estas coisas mostra um desprezo pela lei de Deus (justificar os ímpios) e um desprezo pelo povo de Deus (condenar os justos). Não podemos agradar a Deus se não respeitarmos Sua lei o suficiente para reconhecer e admitir o pecado. Também não podemos agradar a Deus se não amamos Seu povo.

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.