Header Ads

Quando recebemos o Espírito Santo?

Quando recebemos o Espírito Santo?
O Espírito Santo é aquela parte da Trindade que vive dentro de todos os crentes. Quando e como Ele entra em nossos corações é debatido por um par de razões. A primeira é a confusão sobre os termos "habitados com o Espírito Santo", "cheios do Espírito Santo" e "batizados com o Espírito Santo". A segunda razão é a tendência de alguns ver o recebimento do Espírito Santo na igreja primitiva como registrado no livro de Atos como o modelo para nós hoje.

As Escrituras claramente indicam que os crentes estão habitados com o Espírito Santo - isto é, o Espírito Santo se move em seus corações - no momento da conversão. "Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito" (1 Coríntios 12:13). Todos os crentes têm o mesmo espírito - o Espírito Santo. Efésios 1:13 é mais específico no momento exato em que recebemos o Espírito Santo: "no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”, Romanos 8:9 explica simplesmente que "se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele".

Se as Escrituras tão claramente afirmam que todos os crentes têm o Espírito Santo, por que a controvérsia? Há uma distinta diferença entre o Espírito Santo que habita em nós e o Espírito que nos enche. O preenchimento do Espírito Santo é uma ferramenta usada por Deus desde o Antigo Testamento. Em Deuteronômio 34:9, Josué foi cheio do Espírito Santo para assumir as responsabilidades de Moisés. Em 1 Samuel 19:18-24, o rei Saul e seus servos foram cheios do Espírito e profetizam. E em Lucas 1:15, o anjo explica a Zacarias que seu filho, João Batista, seria cheio do Espírito. Depois da morte e ressurreição de Jesus, o Espírito Santo continuou a encher as pessoas, incluindo Pedro (Atos 4:8), Paulo (Atos 13:9) e os outros discípulos (Atos 13:52). Isto é diferente da simples habitação do Espírito experimentado por todos os crentes. Alguns também confundem o batismo com o Espírito Santo. Cremos que é o mesmo que a habitação do Espírito, embora outros pensem que é mais semelhante ao enchimento do Espírito.

O livro de Atos é um olhar fascinante sobre a mudança da era do judaísmo para a era da Igreja. Jesus era judeu. Os discípulos eram judeus. Mas a Igreja é distintamente cristã. Os discípulos não se tornaram cristãos até João 20:22, quando Jesus soprou o Espírito Santo neles. Em Atos 2:4, eles foram cheios do Espírito Santo. Em Atos 8:14-17, porém, Deus esperou para dar aos samaritanos o Espírito Santo até que Pedro e João pudessem ver. Não nos dizem por que, embora talvez fosse assim que esses judeus devotos pudessem testemunhar a vinda do Espírito sobre um grupo de pessoas tão desprezadas por eles. Atos 10:45 parece corroborar isso como os "crentes circuncidados" (judeus) "ficaram admirados, porque o dom do Espírito Santo foi derramado até mesmo sobre os gentios".

Hoje e sempre, recebemos o Espírito Santo no momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador. Em João 3:5, Jesus diz: "... se alguém nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus". Quando aceitamos Cristo, Deus imediatamente nos sela com Seu Espírito (2 Coríntios 1:22).

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.