Header Ads

Qual é a definição da igreja?

Qual é a definição da igreja?
Embora a "igreja" tenha chegado a significar um edifício ou organização, a ekklēsia original grega significava "uma reunião, assembleia" e é a base para a nossa palavra "congregação". E isso é o que Deus projetou a igreja para ser - um grupo de pessoas. A definição de uma "igreja" como um edifício separado especificamente para a adoração seria estranha para os primeiros crentes, uma vez que eles se reuniam em lares. Quando um edifício foi mencionado no Novo Testamento, sempre foi em relação à igreja que se reunia lá (Romanos 16:5, 1 Coríntios 16:19, Colossenses 4:15, Filemom 1:2). A igreja era o povo, não o edifício. Com a legitimação e afluência do cristianismo em anos posteriores, a "igreja" veio a significar o edifício onde as pessoas se encontram. Agora, muitas vezes é usado para significar uma determinada denominação. Mas o verdadeiro significado da palavra "igreja" é o grupo de crentes.

Cristo é a cabeça da igreja, e a igreja é o corpo de Cristo (Efésios 1:22-23). Os membros do corpo são todos cristãos. "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos" (1 Coríntios 12:12-14). A igreja universal é definida como todos que receberam o Espírito Santo, não importa sua localização, denominação ou época. Para assegurar a ordem e proporcionar comunhão, a igreja universal também é dividida em igrejas locais.

Leia também: O que é o estudo teológico da eclesiologia?

A igreja universal é o corpo de Cristo, composto por todos os que receberam Cristo como seu Salvador. É composto de cada crente de cada país e de cada época desde o Pentecostes (Atos 2) até o retorno de Cristo. Embora uma denominação específica possa ensinar uma visão mais precisa de Deus e Sua Palavra do que outra, a igreja universal não reconhece nenhuma denominação, apenas crentes individuais unidos em um só corpo. Não importa a denominação ou o tamanho de uma igreja local, o propósito é fazer corporativamente o que todos os que professam o nome de Jesus devem fazer individualmente - glorificar a Deus na adoração, obedecer e honrá-Lo em tudo que fazemos e encorajar uns aos outros a fazer o mesmo. Descubra também: O que significa koinonia?

A igreja não é um edifício; é um grupo de pessoas. Não é uma denominação; a igreja é todos aqueles que receberam o Espírito Santo. E não concede a salvação; é o povo, amando e glorificando a Deus e ensinando aos outros sobre o conhecimento salvífico de Cristo. Como crentes, estamos unidos com todos os cristãos desde Pedro até a menor criança no corpo de Cristo. A igreja local é onde os membros da igreja universal podem aplicar 1 Coríntios 12, encorajando, ensinando e edificando uns aos outros no conhecimento e graça do Senhor Jesus Cristo.

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.