Header Ads

O que é presença manifesta do Espírito Santo? É diferente da onipresença de Deus?

O que é presença manifesta do Espírito Santo? É diferente da onipresença de Deus?
A palavra "manifesta" é definida como "claro ou óbvio para o olho ou mente". A presença manifesta de Deus é o que os crentes veem e conhecem Dele. Isso é diferente da onipresença de Deus.

O significado da palavra onipresença é "em toda parte presente". É um atributo-chave de Deus. Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo. Não há lugar onde o Espírito de Deus não esteja presente.

Como Davi disse,
"Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá" (Salmo 139:7-10).
A onipresença de Deus não é alterada pelo observador. Ele está lá, quer o conheçamos quer o vejamos, ou não. Os incrédulos podem negar Sua existência, mas isso não muda o fato de que Ele é onipresente. A presença manifesta de Deus, por outro lado, é algo que às vezes é experimentado e outras vezes não.

Há muitos exemplos da presença manifesta de Deus na Bíblia. Deus se manifestou a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3). Deus, o Filho, nos foi manifestado na pessoa de Jesus Cristo (João 1:14). O Espírito Santo foi manifesto aos crentes no Pentecostes (Atos 2:2-4). A presença manifesta de Deus apareceu com Daniel e seus compatriotas quando foram lançados na fornalha de fogo porque não adoraram a imagem de Nabucodonosor (Daniel 3:24-25). Até os olhos do rei Nabucodonosor se abriram e ele viu a manifesta presença de Deus.

A manifesta presença de Deus não é necessariamente, ou mesmo geralmente, algo experimentado empiricamente. Isto é, não pode ser sentida pelos sentidos ou gravada por alguns meios físicos. Mas, no entanto, é experimentada. É sentida no conforto inexplicável que Deus dá em meio à tragédia. É experimentado na oração respondida. É experimentado em vidas transformadas.
O Espírito Santo está sempre com os crentes, habitando-nos (1 Coríntios 6:19). Ele nunca nos deixará (João 14:16). Ele é a garantia de nossa salvação e nossa herança no Céu (2 Coríntios 1:22, Efésios 1:14). Portanto, o fato de Sua presença em nossas vidas nunca muda, porém nossa consciência de Sua atividade em nossas vidas pode mudar.

A diferença entre a presença manifesta do Espírito Santo e a onipresença de Deus é que a onipresença de Deus está sempre presente, apesar de nem sempre podermos senti-la. Em outras palavras, a presença de Deus está em toda parte, em todos os momentos, e com todos nós, crentes e incrédulos iguais. Da mesma forma, Seu Espírito Santo habita em todos os momentos. Mas Sua presença manifesta é algo que ocorre em nossas vidas quando Ele escolhe revelar-se. É a aparência ocasional da mente ou olho humano da realidade de Sua onipresença e cuidado contínuo. "... porque disse: Nunca te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13:5).

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.