Header Ads

O que é a Bíblia? A Palavra de Deus

O que é a Bíblia? A Palavra de Deus
A Bíblia é a história da criação e interação de Deus com o mundo e a raça humana. É uma coleção de sessenta e seis livros, escritos por cerca de quarenta autores diferentes mais de 1500 anos, mas abrangendo toda a história humana desde a criação até o fim do mundo e além. Mais importante ainda, a Bíblia é um todo unificado, devido ao fato de que, em última instância, tem um Autor-Deus. A Bíblia é "inspirada por Deus" (2 Timóteo 3:16). Os autores humanos escreveram exatamente o que Deus queria que eles escrevessem, e o resultado foi a perfeita e santa Palavra de Deus (Salmo 12:6; 2 Pedro 1:21).

A Bíblia é a maneira de Deus nos falar sobre Si mesmo - Sua natureza, Seus atributos e Seus planos e propósitos. O Antigo Testamento começa com Sua criação do mundo e como nós, Sua criação, O rejeitamos (Gênesis 1-3). Inclui livros sobre história (Gênesis-Jó), poesia (Salmos-Cântico de Salomão) e profecia (Isaías-Malaquias). O Novo Testamento conta a história de como Deus enviou Seu Filho, Jesus, para salvar a humanidade de nossos pecados. O Novo Testamento começa com os quatro Evangelhos, os relatos da vida de Cristo, e continua com cartas que descrevem como podemos aproveitar o sacrifício de Jesus para viver vidas satisfatórias e nos aproximarmos de Deus. Ele termina com um livro de profecia, explicando como o mundo vai acabar e o que vai acontecer com as pessoas do mundo. Nesse artigo eu mostro que a Bíblia não é mitologia. É a palavra de Deus

A Bíblia começa com a história da criação. Deus criou todo o cosmos, e então colocou a humanidade sobre a terra. A humanidade se rebelou, entretanto, escolhendo rejeitar a Deus e seguir seus próprios desejos. Sabendo que isso aconteceria, Deus já tinha um plano para renovar Sua comunhão com a humanidade. Deus deu a uma única nação, Israel, um conjunto de leis para seguir e incentivar outras nações a seguir. As leis podem ser encontradas nos livros de Levítico e Deuteronômio, e provou ser completamente inatingível. Ainda assim, a humanidade precisava aprender o resultado de rejeitar a Deus. Depois de muitos anos ignorando a lei de Deus, ou tentando segui-la, mas falhando, intercalada com vislumbres de como a vida sem a presença de Deus se assemelharia sob a forma de guerra e castigo, Deus exilou Israel longe de sua casa.

Quando o palco foi estabelecido e Seu povo entendeu melhor o quanto eles precisavam da presença de Deus, Deus enviou Seu Filho, com a deidade plena de Deus e a plena humanidade do homem (João 8:58; 10:30, João 1:14) interagindo pessoalmente com Israel, conforme descrito nos relatos dos Evangelhos. Jesus explicou que o que era verdadeiro para a nação de Israel era verdadeiro para cada indivíduo no planeta - obedecer a Deus e Suas leis era impossível e, portanto, um Mediador era necessário para preencher a lacuna entre o homem pecador e um Deus santo. Jesus Cristo, o perfeito Cordeiro de Deus, tornou essa reconciliação possível através do Seu perfeito sacrifício na cruz pelo pecado. Ao ser crucificado, Ele assumiu pessoalmente o peso do pecado e a necessária separação de Deus, o que exigiu, dando a todos que aceitaram pela fé Seu sacrifício a capacidade de retornar à plena presença de Deus. Porque Jesus era sem pecado e porque Deus aceitou o Seu sacrifício, ressuscitou dos mortos três dias depois, conquistando a morte para todos os que O escolhem.

Para explicar essas coisas ao resto do mundo, Deus estabeleceu um embaixador mais variado do que uma única nação - Ele criou a igreja (Atos). À medida que a palavra do sacrifício de Jesus se espalhou, os líderes da igreja escreveram cartas explicando mais plenamente o que Jesus havia feito, o que significava e como segui-Lo (Romanos-Judas). Finalmente, Deus deu a um seguidor particular de Jesus, João, um vislumbre do impacto que a igreja teria sobre o mundo, a rejeição final de Jesus pelo mundo e o juízo de Deus sobre o mundo (Apocalipse). Os líderes da Igreja reuniram os relatos de Jesus, as cartas e o livro da profecia e, após muitos anos de discussão e pesquisa, estabeleceram os livros do Novo Testamento como os temos hoje.

A Bíblia está completa, mas a história da obra de Deus na história humana continua. Através da Bíblia, podemos aprender a reconhecer como Deus ainda interage com Sua criação. Podemos ver como eventos atuais, como a reformação de Israel em 1948, se encaixam no plano declarado de Deus. Acima de tudo, no entanto, podemos ver a história abrangente do amor de Deus por nós e a expressão final desse amor no nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.