Header Ads

A certeza do juízo de Deus

A certeza do juízo de Deus
"Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram" (Hebreus 2:2-3).

Há certo juízo para todos aqueles que não recebem Cristo como Salvador e Senhor.

Hoje a maioria acredita que Deus é um Deus de amor e graça, mas não de justiça. Um breve olhar para Hebreus 2:2-3 deveria convencer alguém de outro modo. O argumento do escritor é este: Como o Antigo Testamento deixa claro que transgressão e desobediência se encontraram com punição severa e justa, quanto mais será igual ou maior punição será feita sob o Novo Testamento, que foi revelado pelo próprio Senhor Jesus Cristo?

Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento confirmam que os anjos foram fundamentais para trazer a lei (Deuteronômio 33:2 e Atos 7:38). A lei que os anjos falaram, principalmente os Dez Mandamentos, foi firme. Isso significava que se alguém quebrasse a lei, a lei iria quebrar o transgressor. A lei era inviolável; a punição por quebrá-lo era certa.

"toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição" (v. 2). Transgressão refere-se a atravessar uma linha - um pecado intencional e proposital. A desobediência, no entanto, refere-se à audição imperfeita - o pecado de fechar os ouvidos aos mandamentos, avisos e convites de Deus. É um pecado de negligência ou omissão, não fazer nada quando algo deve ser feito.

Hebreus 2:2 também repousa a noção de que Deus é justo. O escritor diz que cada pecado recebeu uma "justa retribuição". Deus, por Sua própria natureza, é justo. Todo castigo que Ele infligiu aos que o desafiavam foi um impedimento para o pecado que Ele queria deter.

Deus castigou severamente a nação de Israel porque eles conheciam muito bem. Isso leva ao importante princípio de que a punição está sempre relacionada com a quantidade de verdade que se conhece, mas rejeita. A pessoa que conhece o evangelho, que o compreendeu intelectualmente e creu, mas que se afasta, experimentará o castigo mais severo de todos.

Peça a Deus para dar-lhe uma apreciação ainda maior da punição que Ele o livrou, para motivá-lo a buscar os perdidos mais vigorosamente.

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.