Header Ads

A apreciação da sabedoria: contraste entre o justo e o ímpio - Consequências Espirituais

A apreciação da sabedoria: contraste entre o justo e o ímpio - Consequências Espirituais
Embora grande parte de Provérbios trata de assuntos que dizem respeito a atividades da vida e nosso bem-estar físico, também há instruções e princípios que se estendem às nossas atividades espirituais e bem-estar. Vamos considerar essas passagens aqui.
"A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas ele abençoa a habitação dos justos. Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes. Os sábios herdarão honra, mas a exaltação dos loucos se converte em ignomínia" (3:33-35).
Além das consequências negativas que muitas vezes existem para maldade, Salomão nos diz que "a maldição do Senhor" também existe para o ímpio. Deus zomba quando o juízo vem contra aqueles que zombavam da Sua instrução (1:24-26). No entanto, o justo obtém bênçãos, graça e honra do Senhor. Salomão escreve em outro lugar: "O homem de bem alcançará o favor do Senhor; mas ao homem de perversos desígnios ele condenará" (12:2).
"O trabalho do justo conduz à vida; a renda do ímpio, para o pecado" (10:16).
Isto é muito semelhante ao que Paulo escreveu mais tarde para os santos em Roma: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23). Aqueles que são maus receberão o que merecem por seus atos - punição. Aqueles que são justos receberão o que o Senhor prometeu como a recompensa de obediência a Ele - a vida. O fato de que Salomão usa o termo "salário" não deve ser interpretada no sentido de que o homem pode de alguma forma comprar o favor de Deus. Por outro lado, não devemos interpretar a declaração de Paulo para significar que a graça de Deus é totalmente incondicional. O mesmo Paulo falou da necessidade de obediência a Deus (Romanos 1:5, 6:17-22; 16:26). Todos aqueles que foram justos, quer no Antigo ou Novo Testamento, receberam a recompensa da graça de Deus, não de forma incondicional, mas pelo cumprimento das condições que Deus colocou no lugar para a lei em que eles estavam. Ainda hoje, aqueles que são justos são os que podem esperar ansiosos para receber as recompensas de sua graça.
"Como passa a tempestade, assim desaparece o ímpio; mas o justo tem fundamentos eternos" (10:25).
A tempestade é muitas vezes usada na Escritura para denotar juízo divino (Salmo 58:9; Isaías 29:6; 66:15; Oseias 8:7; Naum 1:3). Deus vai punir os maus - e não apenas com consequências negativas nesta vida, mas com uma punição que é paralela à recompensa dos justos. Esta recompensa não é temporária, mas eterna.
"O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos os ímpios serão abreviados. A esperança dos justos é alegria; mas a expectação dos ímpios perecerá. O caminho do Senhor é fortaleza para os retos; mas é destruição para os que praticam a iniquidade. O justo nunca será abalado; mas os ímpios não habitarão a terra" (10:27-30).
Embora Salomão foi apontando muitas das maneiras em que a justiça nos beneficia, nesta vida, as recompensas que vêm de temer a Deus e agir com retidão certamente não se limita a esta vida. A esperança de que ele fala inclui esperança após a morte. "O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio" (14:32). "Quem guarda o mandamento guarda a sua alma; mas aquele que não faz caso dos seus caminhos morrerá" (19:16). Estes versos tornam claro que as recompensas da justiça pertencem a sua alma para que ele possa estar seguro na morte.
"Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite. Decerto o homem mau não ficará sem castigo; porém a descendência dos justos será livre" (11:20-21).
Nós já vimos que aqueles que agem perversamente perdem o favor com seus semelhantes (12:8; 24:8-9). Mas pior do que cair em desfavor com o homem é, como esta passagem menciona, cair em desfavor com o Senhor. Aquele que é "perversos de coração" - o que significa que ele tem rejeitado as instruções de Deus - será punido, ao passo que "os justos serão livres", porque o Senhor se agrada dele.
"Transtornados serão os ímpios, e não serão mais; porém a casa dos justos permanecerá" (12:7).
Este verso poderia ser facilmente aplicado a ambas as consequências físicas e espirituais de justiça ou maldade. Mas mais do que as dificuldades que o ímpio enfrenta nesta vida (13:15), seu futuro final é que eles "não serão mais". Isso é mais do que apenas a morte física, caso contrário, poderia ser dito que os justos também “não serão mais" em algum momento no futuro. Nós podemos fazer aplicação desta aos nossos espíritos que continua vivendo após os nossos corpos estarem mortos e enterrados. Os ímpios "não serão mais" na medida em que não terão mais qualquer esperança ou desfrutar de qualquer bênção do Senhor. Aqueles que são justos "permanecerão" em que eles irão desfrutar da bênção continua de Deus e a recompensa eterna por sua retidão (14:11).
"A culpa zomba dos insensatos; mas os retos têm o favor de Deus" (14:9).
O pecado não é apenas o homem considerar como sendo errado. Não é definido por um indivíduo, uma cultura, ou uma autoridade civil. O pecado é uma transgressão da lei de Deus. Os insensatos não só rejeitam a sabedoria de Deus, a fim de seguirem o seu próprio caminho, eles zombam da ideia de pecado e, por implicação, a sua responsabilidade diante de Deus. Em contraste, o justo reconhece as instruções de Deus e o fato de que Ele irá responsabilizá-los. Portanto, eles vão seguir a lei do Senhor. Como resultado, eles obtêm "boa vontade" ou "favor" de Deus.
"Porventura não erram os que maquinam o mal? Mas há beneficência e fidelidade para os que planejam o bem" (14:22).
Os que vivem fazendo as coisas que são más, se desviam de Deus. Uma pessoa não pode permanecer pura em palavras e atos, enquanto corrupta no coração. Mais cedo, Salomão escreveu, "Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (4:23). E, mais tarde, "Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é....” (23:7). Mas, para "aqueles que praticam o bem" e insistem em coisas que são boas e corretas (Filipenses 4: 8), eles vão permanecer no favor de Deus a medida que eles continuam a andar na verdade.
"No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio" (14:26).
Já notou que "o temor do Senhor é o princípio do conhecimento" e "sabedoria" (1:7; 9:10). Quando a pessoa teme a Deus, ela cresce em conhecimento, e adquire sabedoria, ela é capaz de ter "firme confiança" - não em si mesmo, mas em Deus e nas promessas divinas para aqueles que são fiéis a Ele. Isto não é uma arrogância, como alguns são mais confiantes em si mesmos, mas sim é o reconhecimento de que, se alguém humildemente se submete à vontade de Deus, ele será recompensado. Além disso, quando alguém é fiel a Deus, ele não vai ter uma consciência culpada por algum pecado oculto. Ele não estará terrivelmente aguardando as consequências negativas que vêm da maldade, sem saber quando suas más obras vão finalmente alcançá-lo. Salomão depois escreve: "Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas os justos são ousados como o leão" (28:1). Com firme confiança em Deus e Suas promessas e providência, o justo é capaz de estar confiante em face de qualquer situação. Os ímpios não têm essa confiança. Portanto, sempre que houver até mesmo uma ameaça de problemas, o ímpio não tem ninguém para confiar, mas em si mesmo.

Depois de contrastar o justo e o ímpio (tanto em termos de consequências físicas e espirituais), e considerar o valor e as recompensas da sabedoria, e os perigos da maldade, devemos ter uma apreciação saudável da sabedoria. Tendo isso, estamos preparados para a próxima parte da nossa discussão - a aquisição da sabedoria.

Próximo: A aquisição da Sabedoria: A abordagem adequada

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.