Header Ads

O que Alpha e Omega significa quando usado na Bíblia?

O que Alpha e Omega significa quando usado na Bíblia?
Por que a Bíblia se refere à "o Alfa e o Omega?" O que essas palavras ou termos significam?

O Alfa

O Alfa é a primeira letra do alfabeto grego de onde nós temos a nossa palavra "alfabeto" porque as letras que usamos para construir as palavras na nossa língua estão todas contidas no nosso alfabeto. A palavra "Alfa" pode significar um início enquanto a palavra "Omega" pode significar o fim, mas nas Escrituras significa muito mais do que um princípio e um fim. O apóstolo João escreveu sobre Jesus, dizendo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim" (Apocalipse 22:13) e escrever sobre Jesus eternidade, João escreveu que Jesus disse: "Eu sou o Alfa e o Omega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". (Apocalipse 1:8). Isto é, ele era (sempre existiu), Ele é (Rei dos reis e Senhor dos senhores), e ainda virá uma segunda vez (Apocalipse 22:20). Essa é uma descrição de Deus e é igual à que Isaias o profeta de Deus escreveu, "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus" (Isaías 44:6). Jesus disse a João "Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu" (Apocalipse 2:8), pelo que esta frase também fala de Jesus que viveu e morreu e viveu novamente. A morte não pôde segurá-Lo porque Ele era sem pecado, como o Apóstolo Pedro escreveu que "ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela" (Atos 2:24).

O Omega

Uma vez que Jesus é Deus e estava com Deus no início (João 1:1-2), Ele sempre existiu e nunca houve um momento em que Jesus não existiu, porque, por definição, Deus é eterno e não tem começo nem ele tem um fim. O corpo de Jesus morreu, mas seu espírito não podia como a Sua morte na cruz, Ele clamou a Deus: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou" (Lucas 23:46). Foi então que "Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito" (João 19:30), assim que o espírito não pode morrer, o corpo terreno de Jesus morreu. Seu espírito voltou para o Pai, que o recebeu, e hoje, Ele está à direita do Pai e está em toda a Sua glória. Ele estava no princípio e fez parte do início da criação, mas Ele também estará no final desta época quando "O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 11:15). Para aqueles que confiaram em Cristo, a morte não é o fim ... é apenas o começo, e é o momento em que vamos estar na presença de Deus (Apocalipse 21:3; 22:4).

O "TUDO"

Se você tem uma enciclopédia abrangente ou dicionário, e você começou com a primeira palavra no alfabeto, começando com a letra "A", e em seguida, passou para a última letra do alfabeto, com a letra "Z", talvez você possa entender por que Jesus diz que Ele é o Alfa e o Omega. O que ele está dizendo é que Ele é tudo de A a Z. Se você adquiriu todo o conhecimento humano que já foi conhecido e que inclui todas as palavras de conhecimento, de A a Z, Jesus é tudo mais e mais. Não há nada que Jesus não é, exceto pecado ou defeitos. Jesus é a perfeição que precisamos para entrar no reino de Deus, pois é somente através dele que podemos atingir a mesma justiça, uma vez que Jesus tem a mesma justiça que Deus exige (2 Coríntios 5:21). Inclusive alguns hinos cristãos que cantam que Jesus é "meu tudo" e Ele é tudo para mim, e ele deve ser considerado como tal, porque não há nada que já foi feito que não foi feito por Ele (João 1:3) portanto, Ele não é apenas o Filho de Deus, mas o Rei dos reis e Senhor dos senhores e de todas as coisas, incluindo a criação e nós. Ele sustenta tudo pela palavra de Sua boca e Ele governa sobre o universo e tudo o que está nele. Devemos reconhecer isso, quer ou estaremos cometendo um grave erro.

Conclusão

Dá glória a Deus e, especialmente a Jesus Cristo. Quando você contemplar Cristo, quer como seu juiz (Apocalipse 20:12-15) ou como seu Rei (Apocalipse 21:3; 22:4), então você vai ser como o Apóstolo João, que escreveu: "Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno" (Apocalipse 1:17-18). Claramente este é Jesus que viveu, morreu e está vivo de novo e estará "vivo para sempre". Ele possui as chaves da morte e do inferno, porque Ele venceu a morte e trouxe a vitória da Sua morte. Pela Sua morte, nós nunca mais seremos separados de Deus pelos nossos pecados (Isaías 59:2). "Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos" (Romanos 14:9) e Ele "morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele" (1 Tessalonicenses 5:10) e "se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele" (1 Tessalonicenses 4:14). Isso inclui todos os que morreram na fé e aqueles que estarão vivos na sua vinda; Ele, portanto, realmente é o Alfa e o Omega.

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.