Header Ads

Por que Deus permitiu que Satanás tentasse Adão e Eva?

Por que Deus permitiu que Satanás tentasse Adão e Eva?
Por que Deus permitiu que Satanás tentasse Adão e Eva ao pecado? Será que isso pegou Deus de surpresa? Qual foi o proposito para a tentação no Jardim?

Por que a tentação no Jardim?

Quando Deus colocou a árvore no jardim que Adão e Eva estavam proibidos de comer, ele queria ver se eles iriam obedecer-lhe ou não. Ele disse, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2:17). É claro que Adão e Eva não morreram imediatamente, mas no devido tempo eles morreram pois tinham desobedecido a Deus. Não havia nada em particular especial sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal, mas era o fato de que eles tinham uma escolha a fazer. Eles poderiam ouvir e obedecer a Deus ou escolher o seu próprio caminho. A humanidade tem escolhido seu próprio caminho desde então. Você pode dar uma olhada no mundo de hoje e ver os resultados. Quando eles desobedeceram a Deus, o pecado entrou no mundo, "Porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23a).

Deus disse, "Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal" (Deuteronômio 30:15). Para a maior parte, nós sabemos qual caminho a humanidade escolheu, "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram" (Romanos 5:12). Nós ainda preferimos o nosso próprio caminho ao de Deus. Basta assistir ao noticiário para ver que o mundo está em uma condição caída. Quando a humanidade decidiu escolher o seu próprio caminho, seu destino foi selado. Quando decidimos fazer nossas próprias escolhas, e hoje ainda estamos escolhendo o nosso caminho e não o de Deus, vemos que "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Provérbios 14:12). Esta afirmação é repetida com frequência na Bíblia: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte”. (Provérbios 16:25). O fato é que "Uma pessoa pode [mesmo] achar que os seus próprios caminhos são retos, mas o Senhor pesa o coração" (Provérbios 16:2).

Nosso Caminho ou Caminho de Deus

Quando Israel tentou governar a si mesmo, o caos foi o resultado. O antigo Israel queria um rei e o que desejavam era ser como as nações ao redor deles que tinham o seu próprio rei. Hoje, aqueles que ainda não são cristãos desejam ser como o mundo em volta deles. O que eles estavam fazendo não era tanto querer um rei, mas rejeitando a Deus como seu rei. Isso está registrado em 1 Samuel 8:4-9: “Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, a Ramá, e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações. Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor. Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles. Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve a sua voz, contudo lhes protestarás solenemente, e lhes declararás qual será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre eles". E desde então, a humanidade tem rejeitado a Deus como rei e não querem ninguém para governá-los. Os resultados têm sido desastrosos. É por isso que quando o rei de Israel não estava mais governando Israel, "cada qual fazia o que parecia bem aos seus olhos" (Juízes 17:6). Quando as pessoas decidem por si próprios a fazer o que é certo aos seus próprios olhos, ou nas suas próprias opiniões, sofrem as consequências.

Levado pelos nossos próprios desejos

Deus nunca nos tenta para o pecado (Tiago 1:13). Eva foi tentada e enganada por Satanás, mas Adão entrou nele com os olhos bem abertos. Lemos o relato de Gênesis 3:6: "Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu". Observe que Adão não estava em algum lugar cuidando do jardim, mas Adão "estava com ela [e] comeu". Nenhuma desculpa para Adão. Satanás estava usando uma estratégia humana inteligente em tentar Adão e Eva como o apóstolo João escreveu, "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo" (1 João 2:16). Observe que as três concupiscências que João menciona estão neste comer do fruto proibido: Uma vez que o fruto escolhido deve ter apelado à sua natureza luxuriosa (concupiscência da carne) e que certamente parecia delicioso (concupiscência dos olhos) e Satanás disse que seriam como "Deus" depois que comessem, conhecendo o bem e o mal (a soberba da vida). O trio profano de recurso era demais. Desde então, os seres humanos têm nascido em um estado pecaminoso como o salmista disse: "Eis que eu nasci na iniquidade, e em pecado, minha mãe me concebeu" (Salmo 51:5) e, na verdade, "Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras" (Salmo 58:3) e "não há ninguém que faça o bem, nem um sequer" (Salmo 53:3).

Conclusão

Deus sabia que eles iriam escolher o pecado. Ele não foi pego de surpresa. O Cordeiro de Deus foi escolhido, antes mesmo da fundação ou criação do mundo, para ser o sacrifício sem pecado para resgatar e restaurar os seres humanos caídos (Apocalipse 13:8), e por isso Deus fez uma provisão para nós ... muito antes da queda no Jardim. Nós somos agentes morais livres e podemos escolher o que queremos e assim no jardim, "pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" (Romanos 5:17)! Deus ainda está permitindo que Satanás ou seus anjos caídos (demônios) nos tentem, mas Deus nunca, jamais tenta ninguém. Tiago escreveu: "Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta" (Tiago 1:13). O fato é que, "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência" por isso não podemos culpar a Deus (Tiago 1:14), porque "a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" (Tiago 1:15). Deus não nos deixa indefesos, porque "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar" (1 Coríntios 10:13).

Hoje, os crentes enfrentam seu próprio trio profano da tentação; o mundo, a carne e o diabo e seus demônios. Mesmo depois que uma pessoa nasce de novo ela terá de enfrentar estes inimigos, mas podemos resistir uma vez que temos o poder do Espírito Santo e quando colocamos toda a armadura de Deus (Efésios 6:10-18) e podemos lutar contra o Diabo e resisti-lo e ele fugirá (Tiago 4:7). Nós não somos vítimas indefesas e não podemos culpar Adão e Eva por termos nascido em um estado de pecado, porque se tivéssemos lá, teríamos feito exatamente a mesma coisa. Hoje, quando pecamos, não temos Adão e Eva tocando em nossos ombros e dizendo: "Vá em frente, é bom". Não, nós somos levados por nossas tentações e quando as nossas tentações não são resistidas, elas dão luz ao pecado. A boa notícia é que Jesus preparou um caminho para nós escaparmos da ira de Deus. Como pode ser isso? Arrependendo-se de nossos pecados, confessando-os a Deus, e colocando nossa confiança em Cristo para nos salvar. Isso é possível porque Deus "Deus o fez [Jesus] pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

Tem dificuldade para entender a Biblia? Olha a novidade que tenho para você!

Um excelente método sobre como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente! Descubra como ser um grande leitor da Bíblia Sagrada sem ser um teólogo profissional

Se você deseja ler e enteder a Biblia, ainda hoje, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu ebook.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.