Header Ads

O que aconteceu com as nações sob liderança corrupta ou ruim na Bíblia?

A Bíblia nos diz o que acontece com as nações que se envolvem em corrupção e liderança ímpia.

Será que Deus abandona essas nações?

O que acontece com as nações que se envolvem em corrupção e que têm uma liderança ímpia? Isso parece óbvio para a maioria dos cristãos, porque eles podem ler a história da humanidade, e também os relatos históricos escritos na Bíblia onde as nações se afastaram da obediência a Deus e depois caíram em ruínas por causa da idolatria (com práticas sexualmente imorais), excessiva ganância e a negligência dos pobres, bem como dos órfãos e das viúvas. Este foi o caso do Império Romano, onde houve imoralidade sexual, múltiplos casamentos e divórcios, abuso infantil (físico e sexual), o excesso de tributação, e uma dívida nacional crescente que ameaçava a solvência do império e a defesa nacional. Estas e outras causas se tornariam a queda do império.

O que aconteceu com as nações sob liderança corrupta ou ruim na Bíblia?

Uma vez que nada acontece fora da vontade soberana de Deus (Mateus 10:29), este deve ter sido um julgamento de Deus. A população nacional e civil chegou a um ponto que refletia os dias de Noé, onde tudo que eles pensavam era o pecado (Gênesis 6:5).

Quando Deus abandona uma nação

Durante o tempo dos juízes no antigo Israel, todo mundo fazia o que era visto como direito aos seus próprios olhos (Juízes 21:25), mas quando isso acontece, o conselho de Deus é ignorado, e, como resultado, caíram em cativeiro pouco tempo depois. Eles finalmente se arrependeram e Deus lhes enviou um juiz para resgatá-los, mas logo depois que ele (ou ela) morria, eles caíam de volta no seu padrão de pecado e que lhes traria de volta a destruição.

Semelhantes aos reis do Israel antigo (e mais tarde, Judá) que levaram suas nações através deste mesmo ciclo. Se você olhar para a história, esse ciclo não é exclusivo de Israel. Quando Sansão julgou Israel por vinte anos, ele chegou a um estado tão decadente de desobediência a Deus, que foi dito a ele que "ele não sabia que o Senhor o tinha deixado" (Juízes 16:20b), e que pode ser o que está acontecendo com a nossa nação hoje e muitas outras ao redor do mundo. Deus deixou-os. Podemos pensar que milhões de pessoas em nosso país são cristãos, mas quando se trata de fruto, a árvore é um pouco estéril! Muitos dirão ao Senhor no dia do Seu retorno: "Senhor, Senhor", mas estes mesmos "muitos" serão afastados da presença de Deus (Mateus 7:13-23). A Bíblia ensina que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Largo é o caminho para a destruição, mas estreito e difícil é o caminho para a vida eterna "e poucos são os que a encontram" (Mateus 7:14).

Quando as nações abandonam Deus

Quando uma nação finalmente abandona a Deus, Deus certamente irá abandoná-la. Na verdade, em muitos casos, Ele já havia abandonado essa nação. Isso porque qualquer nação que existe e opera indiscriminadamente quebrando (na verdade, desafiando) as leis de Deus, são sujeitas aos mesmos destinos como os antigos israelitas, o Império Romano, e quaisquer outras pessoas que vivem fora da vontade de Deus. A verdade é: "Quando os justos prosperam, exulta a cidade..." (Provérbios 11:10a), e "Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme" (Provérbios 29:2). Geme pelas mesmas razões que os outros fizeram no passado; o excesso de tributação, uma dívida pública enorme e crescente, questões de defesa e segurança nacional, a imoralidade sexual, e a corrupção no setor privado, público e na esfera política.

Consequências para as nações corruptas

Você não pode quebrar as leis morais de Deus, sem elas quebra-lo, e não importa se se referem a uma pessoa ou uma nação inteira. Se nós escolhemos o pecado, nós escolhemos sofrer, porque nós que escolhemos o nosso caminho e não Deus, e uma vez que Deus é soberano, Ele irá considerar cada nação e responsabilidade individual; ainda mais com os líderes nacionais. Ele tem autoridade para fazer isso. É Deus que "muda os tempos e as estações; ele remove reis e estabelece reis" (Daniel 2:21a). Deus é onipotente; Ele pode punir ou derrubar qualquer nação que Ele escolhe, assim como lemos no Antigo Testamento.

Ele usa uma nação para punir a outra, mas às vezes a nação pode implodir, porque eles são seus próprios piores inimigos. O governo pode estar causando mais dano à nação que seus povos, mas ainda assim as pessoas vão sentir as consequências e sofrer por isso. Nos dias de Noé, as coisas estavam tão ruins que "A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra." (Gênesis 6:11-12) e "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente" (Gênesis 6:5). Este tipo de civilização trouxe o juízo de Deus e ele veio de repente, assim como ele virá novamente quando Cristo voltar (Apocalipse 22:12). Será quando ele vier "...com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele" (Apocalipse 1:7). Eles lamentarão, porque eles saberão que Deus existe e agora eles enfrentarão Seu juízo. Durante todas as suas vidas, eles suprimiram o conhecimento de Deus (Romanos 1:18), apesar do fato de ser tão óbvia a existência de Deus (Romanos 1:19-21).

Conclusão

Se não estamos satisfeitos com as escolhas dos candidatos, isso não é motivo para não votar, porque Deus pode usar uma liderança ímpia como uma forma de disciplinar uma nação. Ele fez a mesma coisa com o antigo Israel e Judá. Ele os entregou a seus próprios pecados, e depois Deus lhes deu reis que mereciam. Podemos, como uma nação ainda ouvir a voz de Deus, onde Ele diz a seu povo: "Oxalá me escutasse o meu povo!" (Salmo 81:13a), e "...eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários" (Salmo 81:4), mas, infelizmente, a nossa nação pode ouvir a mesma coisa que Ele disse a Israel antiga, que foi, "Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis" (Salmo 81:11). Felizmente, sua voz ainda pode ser ouvida hoje em Sua Palavra escrita, a Bíblia. Deus fala a nós pelo Seu Espírito e através de Sua Palavra para nos apontar para a Palavra Viva, Jesus Cristo. Quem não permanece em Sua Palavra (João 15:5), será lançada no fogo (João 15:6); um fogo que nunca se apaga, e em um lugar onde seu verme não morre (Marcos 9:48).

Você deseja ser um pregador? Preparar seus próprios sermões? Tenho uma grande novidade para você!

Kit Curso Pregador Completo! Como preparar sermões e pregar a Bíblia! Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz!

Se você deseja um curso prático para se tornar um grande Pregador, terá à disposição um excelente material! Clique Aqui para adquirir seu kit.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.